segunda-feira, 22 de julho de 2013

METODOLOGIA

O procedimento operacional da avaliação é muito simples:

1. Cria-se uma mesa redonda com o professor coordenador, os estudantes a partir das 8:00h [matutino] ou das 19:00h [noturno], os convidados participam desde o início ou desde o horário que podem chegar;

2. O estudante [ou equipe em alguns casos] apresenta o seu trabalho em, no máximo, 5 a 10 minutos [trabalhos mais complexos]. Onde serão indicados: a relação com o entorno, acessos, vãos destinados às principais atividades por pavimento, sistema estrutural e principais materiais utilizados e, no caso de Urbanismo, as articulações de fluxos, manutenção e proposição de novos usos, programas de requalificação sócio-econômica e, Plano de Massas para a requalificação da área em estudo. Nos seminários os estudantes simplesmente descrevem o projeto enquanto obra e/ou programa a ser implantado e construído, não emitem defesa do próprio trabalho apriori;

3. Os presentes podem solicitar dúvidas ligeiras, se algum aspecto ou elemento não ficou devidamente claro, mas não cabem ainda perguntas do tipo porque não se pensou nisso ou aquilo... cogitando situações que não são pertinentes à proposta apresentada. O estudante terá tempo suficiente, depois das críticas, para se defender e, muito mais, para pensar e reavaliar o seu projeto;

4. Após a breve apresentação, um ou mais convidados se manifestam realizando comentários, sobretudo, envolvendo críticas positivas e/ou negativas em relação à proposta;

5. Os estudantes também precisam se manifestar acerca da proposta do colega, devendo apontar crítica positivas e/ou negativas acerca da proposta apresentada - reforçando a capacidade crítica sobre a produção;

6. O professor da disciplina poderá acrescentar algum aspecto não considerado pelos avaliadores ou mesmo pelos próprios estudantes, propondo o reforço e/ou mudança desses aspectos – o professor da disciplina também realiza os apontamentos necessários para auxiliar a correção e revisão dos trabalhos apresentados;

7. É comum, mas nem sempre, também surgirem diferentes opiniões sobre um assunto, o que torna enriquecedora a análise;

8. Após as análises, o estudante possui direito de se defender acerca dos aspectos levantados pelos avaliadores;

9. As apresentações são feitas diretamente sobre o produto que é o modelo físico [maquete] processual exigido na disciplina [à execessão da disciplina de Projeto de Urbanismo 1, onde avaiam-se as estratégias de Masterplan Urbano e o Desenho Urbano];

10. A nota final do trabalho é de exclusiva responsabilidade dos Docentes que ministram as disciplinas avaliadas.

Enfim, apresentação e avaliação de um trabalho deverá durar, no máximo, 20 minutos, pois os estudantes terão as outras aulas para rever os aspectos comentados na avaliação com o próprio professor da disciplina ao longo das aulas destinadas a essas atividades. Como é possível perceber, as avaliações são processuais e não finais, pois os produtos finais ao fim do semestre são, na maioria das vezes, representações gráficas dos processos de criação que os convidados e os próprios estudantes ajudaram na avaliação.

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