segunda-feira, 22 de julho de 2013

Monitoria de Ateliês


Além dos diversos Arquitetos Egressos, convidados das sessões de avaliação, o PROJETOLAB frequentemente possui monitores ligados às disciplinas oferecidas pela Instituição. Às vezes formalmente e às vezes também informalmente. Estas atividades envolvem a preparação de um estudante que se destaca no curso para um possível futura vida acadêmica. Qualquer estudante do curso, correntemente mais vançado nas disciplinas do curso, é bem vindo a prestar atividades de Monitoria. Envolvendo orientação em sala de sala, extra-classe e pesquisa. Especificamente neste semestre 2013.2, o Prof. André Lissonger, que ministra as disciplinas Ateliês de Projeto de Arquitetura 2, 3 e 5, formalizou quatro monitores.

Ateliê de Projeto de Arquitetura 5
Eron Ramos

Ateliê de Projeto de Arquitetura 3
Laís Trindade
Jamile de Souza

Ateliê de Projeto de Arquitetura 2
Samir Issa

..........................................................................................................................................


PROJETO DE MONITORIA

1 IDENTIFICACAO DO PROFESSOR
Nome: André Luiz Ferreira Lissonger

2 DADOS DA DISCIPLINA
Nomes das disciplinas: Ateliês de Projeto de Arquitetura 2, 3 e 5.
Número de monitores solicitados: 4
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Carga horária: 00h teórica; 60h prática.

3 DESCRICAO DO PROJETO

3.1 Objetivos
3.1.1 - Auxiliar os alunos no aprendizado e na aplicação do conhecimento da produção arquitetônica moderna e contemporânea, bem como das teorias e das práticas da Conservação e do Restauro Patrimonial, na criação da Arquitetura Contemporânea.
3.1.2 - Desenvolver uma maior aproximação entre o processo projetual e a aplicação de sistemas estruturais e de construção.
3.1.3 - Possibilitar a atuação do monitor como multiplicador no processo de ensino aprendizagem desta disciplina.
3.1.4 - Preparar material didático recorrendo à Biblioteca da UNIME e à Internet, em atividade extraclasse.
3.1.5 - Auxiliar o professor na orientação dos alunos, inclusive na recuperação das deficiências de aprendizagem que se apresentem.

3.2. Justificativa
O programa de monitoria oferece a oportunidade de aproveitamento de alunos que se destacaram nesta disciplina, considerando que tenha havido, oportunamente, um bom relacionamento interpessoal manifestado pelo candidato à Monitoria. Para atuar em atividades de classe, e extraclasse será observada a possível aptidão do aluno-monitor no exercício de uma futura docência.

3.3. Plano de atividade do(s) monitor(es)
Caberá ao Monitor o seguinte plano de atividades:
3.3.1 - Auxiliar o professor nos trabalhos em classe e extraclasse, orientando os alunos em suas dificuldades.
3.3.2 - Elaborar repertório de imagens de projetos e obras mais representativas dos temas abordados no semestre.
3.3.3 – Pesquisar na Biblioteca, Internet e outras instituições de ensino, aspectos conceituais e construtivos que dêm margem a construção de modelos bidimensionais e tridimensionais de estudos de técnicas construtivas e sistemas estruturais.

3.4. Plano de orientação
Caberá o Monitor solicitar dos professores orientadores em horários agendados, soluções para as possíveis dificuldades encontradas, pelo mesmo, para o efetivo exercício da sua função. De preferência, no mínimo, um contato semanal com os orientadores.

3.5. Equipe
Neste primeiro momento pretende-se que a equipe do Programa de Monitoria das disciplinas Ateliês de Projeto de Arquitetura 2, 3 e 5 esteja composta pelo Coordenador do Curso (Arquitetura e Urbanismo), o professor orientador e os monitores, atendendo aos alunos dos turnos Matutino desta disciplina.

3.6. Cronograma de execução
O cronograma de execução atenderá a dois blocos bimestrais, que contemplarão os conteúdos programáticos ministrados em cada bimestre. O horário e a carga horária da disciplina permitirá atender, neste projeto, os alunos dos 7º e 8º semestres de 2013.2, e, eventualmente estudantes matriculados na disciplina Ateliê de Projeto de Arquitetura III e Projeto de Urbanismo I, ministradas pelo mesmo professor. Para implementar o projeto, o monitor deverá dar assistência aos alunos do turno matutino às quartas e sextas das 11:00 às 13:00 h. O monitor dedicará ainda 08 horas semanais às atividades de Pesquisa.

4 CONCORDÂNCIA DO COORDENADOR DO CURSO


PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO

1) IDENTIFICAÇÃO
ALUNO(A):
R.G.: ÓRGÃO: C.P.F.
ENDEREÇO:
Nº MATRÍCULA:
CURSO: Arquitetura e Urbanismo.
PROFESSOR ORIENTADOR: André Luiz Ferreira Lissonger.
DISCIPLINA: Ateliês de Projeto de Arquitetura 2, 3 e 5.


2) ATIVIDADES (RESUMO)

2.1. Auxiliar os alunos no aprendizado e na aplicação do conhecimento da produção arquitetônica moderna e contemporânea, bem como das teorias e das práticas da Conservação e do Restauro Patrimonial, na criação da Arquitetura Contemporânea.
2.2. Elaborar repertório de imagens de projetos e obras mais representativas dos temas abordados no semestre.
2.3. Desenvolver uma maior aproximação entre o processo projetual e a aplicação de sistemas estruturais e de construção.
2.4 Pesquisar na Biblioteca, Internet e outras instituições de ensino, aspectos conceituais e construtivos que dêm margem a construção de modelos bidimensionais e tridimensionais de estudos de técnicas construtivas e sistemas estruturais.
2.5. Multiplicar, no âmbito acadêmico, o processo de ensino aprendizagem desta disciplina. 
2.6. Auxiliar o professor na orientação dos alunos, inclusive na recuperação das deficiências de aprendizagem que se apresentem.
2.7. Participação nas atividades do PROJETOLAB [Seminários Integrados de Avaliação de Projetos de Requalificação Urbana] – conforme calendário específico.
2.8. Participação nas atividades de seleção e montagem da I EXPO PROJETOLAB.


TERMO DE COMPROMISSO DO PROFESSOR/ ORIENTADOR

A monitoria é uma atividade voltada para a melhoria da qualidade do ensino de graduação, assegurando a cooperação do corpo discente ao corpo docente nas atividades de ensino, despertando no aluno que apresenta rendimento escolar geral comprovadamente satisfatório, o interesse pela carreira docente. O orientador assume os seguintes compromissos:

a) Orientar o monitor em todas as fases do desenvolvimento do trabalho, incluindo a elaboração de relatórios e matéria para apresentação dos resultados em eventos acadêmicos afins;
b) Incluir o nome do monitor nas publicações e nos trabalhos apresentados, cujos resultados tiveram a participação efetiva do aluno.
c) Transferir, em caso de afastamento superior a 1 mês, o monitor sob sua responsabilidade para colega do grupo que seja ou que já tenha sido orientador de trabalho de Monitoria.


TERMO DE COMPROMISSO/MONITOR


Diego Santana Costa, aluno(a) regular do Curso de Arquitetura e Urbanismo, vinculando-se à disciplina Ateliê de Projeto de Arquitetura, compromete-se a:
1) executar o Plano Individual de Atividades da Monitoria;
2) cumprir um mínimo de doze (12) horas semanais de atividades;
3) apresentar ao término do período da monitoria, improrrogavelmente, Relatório de suas atividades;
4) somente fazer jus aos benefícios da Monitoria, enquanto permanecer no Programa e cumprir as disposições legais inerentes ao mesmo;
5) Apresentar no CONGRAD o resultado do seu trabalho.

Data: 10 de Fevereiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário